Projeto Parlamento Jovem avança na Câmara

Publicado em: 14/05/2022 19:14 | Fonte/Agência: Câmara Municipal

Projeto Parlamento Jovem avança na Câmara

Lançamento do Projeto em 07/03/2022

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de câmaras municipais do Estado, com o apoio da PUC Minas.

O Projeto oferece aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação. Tem periodicidade anual e é norteado pela discussão de um tema específico, escolhido por seus participantes. Esse tema pauta pesquisas, estudos e debates, promovidos no decorrer do projeto, com vistas à elaboração de propostas e seu encaminhamento ao Poder Legislativo (municipal e estadual). Em 2022, a 18ª edição do PJ Minas terá como tema Saúde Mental do Jovem.

Para a discussão mais aprofundada dessa temática, foram definidos os seguintes subtemas: "Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental", "Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental" e "Uso saudável das novas tecnologias".

O projeto conta com 33 alunos participantes, que nesta semana puderam praticar a apresentação de propostas sobre temas diversos e treinaram a apresentação de emendas às propostas. Além disso, tiveram a oportunidade de sentar na bancada do Plenário da Câmara de Vereadores, assim como nossos representantes municipais.

Ainda terão a oportunidade de fazer viagens para debater suas propostas em Passos, Muzambinho, Poços de Caldas, e quem sabe até Belo Horizonte, dependendo do quão longe chegarão à medida que o projeto avançar.